banner header Blog Cuidados

Aparelhos auditivos exigem cuidados na limpeza e na sua manutenção

Quando você adquire seu aparelho auditivo, está dando um grande passo para conquistar sua independência auditiva, pois a partir desse momento conseguirá ouvir sons que haviam praticamente sumido do seu dia-a-dia.

Se por um lado os aparelhos são cada vez menores, discretos e confortáveis, encaixando-se com o estilo de vida de cada paciente, por outro lado alguns aparelhos podem exigir cuidados extra para a sua preservação.

Realizando os procedimentos corretos de limpeza e manutenção, um aparelho auditivo terá maior vida útil, durando cerca de 5 anos em excelente estado e pleno funcionamento. Nesse artigo, mostraremos os cuidados que devem ser tomados com cada tipo de aparelho, além de cuidados que se aplicam a todos.

Aparelhos auditivos pedem período de adaptação

Antes de começarmos a falar sobre os cuidados com a limpeza e manutenção do seu dispositivo, é importante destacar a necessidade de um período de adaptação e ajuste do seu aparelho.

O tempo varia porque cada pessoa reage de maneira diferente. Desse modo, caso não consiga se adaptar, ou mesmo sinta algum tipo de desconforto ou ainda, necessite de mudanças na programação do seu equipamento, não pense duas vezes, procure orientação médica.

Não caia na tentação de alterar a programação do seu dispositivo por conta própria, ainda que pareça algo que você imagina ser simples. Só um fonoaudiólogo, ou um técnico vai poder avaliar se há realmente a necessidade de alguma alteração de programação.

Como limpar aparelhos auditivos?

Embora existam inúmeros modelos de aparelhos auditivos no mercado, todos têm algo em comum: devem ser limpos com pano macio e seco. Não se esquecendo da higienização completa das mãos, principalmente em tempos de coronavírus. Portanto, limpe-as com álcool em gel ou água e sabão antes de promover a limpeza do equipamento.

Importante destacar que água, produtos de limpeza, solventes ou álcool não combinam com aparelhos auditivos por serem corrosivos e abrasivos.

A limpeza também deve levar em consideração o modelo do aparelho auditivo

Como limpar aparelhos auditivos retroauriculares:

Esse modelo é composto pelo aparelho propriamente dito e o molde. Nesse caso é necessário:

  • Usar pano ou papel seco para a limpeza do aparelho;
  • O molde deve ser limpo com papel que pode ser úmido. A atenção é perceber se o orifício está totalmente desobstruído para garantir a perfeita passagem do som. Se a pessoa possui dois moldes, use um papel para cada molde e descarte em seguida;
  • O molde pode ser lavado mensalmente com sabão neutro e água. Para tanto faça uso da escovinha e bombinha de ar. Importante destacar a necessidade de fazer a secagem por completo antes de voltar a usar o aparelho.

Teste grátis por 7 dias

Cadastre-se e teste nossos aparelhos auditivos gratuitamente.

ao se cadastrar, você concorda receber
ligações e e-mails do centro auditivo viver.

banner form

Como limpar aparelhos retroauriculares com tubo e sonda

Além dos cuidados de limpar o aparelho com pano seco, existe uma novidade nesse tipo de dispositivo que é a existência de um tubo fino e uma sonda. Nesse caso os cuidados são:

  • O tubo e a sonda devem ser limpos com papel que pode ser úmido. É preciso prestar atenção e ver se o orifício do tubo e a ponta da sonda estão desobstruídos;
  • Se o usuário encontrar cera no orifício o ideal é retirar com papel ou escovinha e bombinha de ar;
  • Se mesmo assim, não conseguir retirar a cera, deve-se antecipar a limpeza completa que é recomendada apenas uma vez por mês;
  • Para total limpeza é indicada a escovinha de aparelho, bombinha de ar e fio limpador longo;
  • Ideal passar o fio limpador no tubo e na sonda no movimento de vai e vem;
  • Retire com a bombinha de ar toda a água que ficar no tubo.

Como limpar aparelhos intracanais e microcanais

Para esses modelos, vale a dica de que a limpeza deve ser feita com pano ou papel seco. Já no que tange as partes que compõe os aparelhos é preciso mais atenção e cuidado:

O filtro de cera protege o aparelho da entrada de cera no receptor. Aqui a limpeza deve ser feita apenas com a escovinha e, se não for suficiente, será necessária a substituição desse filtro.

Limpeza da ventilação do aparelho intra canal deve ser feito com a ferramenta que acompanha os aparelhos. Trata-se de um fio bem fininho próprio para a limpeza da ventilação.

Como tirar a umidade do aparelho auditivo?

Evitar o acúmulo de umidade no seu aparelho é imprescindível, já que os aparelhos auditivos contêm componentes eletrônicos e a água ou suor podem causar curtos circuitos ou oxidação de algumas peças ao longo do tempo. Por conta disso, o ideal é que a umidade que se acumula nos aparelhos seja sempre removida. Veja os cuidados necessários para que isso não aconteça.

  • Desligue o aparelho assim que perceber que foi molhado;
  • Retire a bateria do dispositivo e utilize um pano limpo, seco e macio para secá-lo;
  • Sempre que possível, faça uso de desumidificadores. Você pode desumidificar seu aparelho com um desumidificador elétrico, uma cápsula desumdificadora ou com sílica.
  • Se você realizar atividades físicas que gere transpiração não é preciso remover para a prática de esportes. Nesse caso, ao finalizar a atividade, recomenda-se secar bem o aparelho e coloca-lo no desumidificador elétrico;
  • No momento em que for tomar banho, é obrigatório retirar o aparelho para que ele não seja afetado nem pela água e nem pelo vapor. Nem mesmo leve o aparelho para o banheiro;
  • Acomode o seu aparelho na sílica em gel;
  • Evite a entrada de água nos ouvidos enquanto utiliza o aparelho.

Importante o usuário entender que não existe aparelho totalmente a prova de água. No entanto é fato que os dispositivos mais modernos apresentam índices elevados de proteção contra água e poeira.

A proteção contra a água de cada aparelho segue uma classificação

Cada aparelho conta com uma proteção específica. Quando aparece o número zero, referente ao IP do aparelho auditivo, significa que não oferece nenhuma proteção contra a água. Nesses casos os cuidados devem ser redobrados. Se aparecer o número 1, a proteção e contra chuva de 1 mm. O 2, chuva de 3 mm, 4 suporta borrifamento de água, o 5 jatos de água saindo de um bocal, 6 jatos fortes de água saindo de um bocal, 7 aguenta imersão até 1 metro, 8 imersão superior a 1 metro e o 9 resiste a jatos fortes de água em alta temperatura.

O desumidificador é um aliado do seu aparelho auditivo

Esse equipamento contribui sensivelmente para o bom funcionamento dos aparelhos auditivos, já que evita a queima do circuito interno em razão da água e do excesso de oleosidade da pele.

Ao retirar o aparelho, ele deve ser armazenado dentro de um pote com sílica gel e então o produto faz a extração da umidade existente. O ideal é utilizar o desumidificador à noite, durante o sono da pessoa. Esse processo demora em média 7 horas.

Teste grátis por 7 dias

Cadastre-se e teste nossos aparelhos auditivos gratuitamente.

ao se cadastrar, você concorda receber
ligações e e-mails do centro auditivo viver.

banner form

Utilize escova própria para limpar aparelhos auditivos

Equipamento que não pode faltar em nenhum kit de limpeza do aparelho auditivo, a escova auxilia na remoção de sujeira. Assim, é recomendado esfregá-la delicadamente em todo o aparelho, inclusive nos pequenos orifícios. De um modo geral, elas possuem um imã na ponta que facilita a remoção da bateria.

A escova é essencial para a correta higienização do aparelho auditivo e pode ser utilizada na limpeza diária porque consegue atingir locais de difícil acesso, devido à ação das cerdas desenvolvidas especialmente para este uso, sem danificar o aparelho.

Outra vantagem é que por ser compacta, pode ser transportada pelo usuário de forma fácil e discreta.

Limpeza de aparelho auditivo Phonak

É reconhecido que os cuidados com limpeza e manutenção dos seus produtos é capaz de aumentar a vida útil dos equipamentos. Por isso, a Phonak recomenda que antes de utilizar spray de cabelo ou aplicar cosméticos deve-se remover o aparelho auditivo do ouvido. A limpeza diária e o uso de um sistema de secagem são altamente recomendados.

Nunca utilize produtos de limpeza domésticos (sabão em pó, sabonete, etc.) para limpar o aparelho auditivo. Se o aparelho auditivo estiver fraco ou apresentar falhas, limpe ou troque o sistema de proteção contra cera.

Se o dispositivo deixar de funcionar mesmo depois de você limpar corretamente ou trocar o sistema de proteção contra cera ou colocar pilhas novas, entre em contato com o profissional de saúde auditiva.

Para obter instruções de manutenção profunda ou de uma limpeza além da superficial, consulte o profissional de saúde auditiva.

No caso de proteção contra cera O SmartGuard é um exclusivo sistema de proteção contra cera, desenvolvido pela Phonak. O design da membrana é exclusivo e protege completamente o aparelho auditivo contra a cera e a umidade.

Os protetores de cera Cerustop também são comumente usados como sistema alternativo de proteção.

Manutenção do aparelho garante boa audição

Além de todos os cuidados com a limpeza, manter a manutenção do seu aparelho auditivo em dia é indispensável para garantir o seu pleno funcionamento. Por outro lado, a manutenção garante a boa audição por um tempo prolongado e ainda previne defeitos decorrentes do uso, garantindo que eles não ocorram com tanta frequência.

Infelizmente, alguns usuários acreditam que só precisam cuidar da manutenção de seus aparelhos quando eles apresentam algum tipo de defeito. Na realidade, essa é uma ação emergencial e em nada tem a ver com manutenção periódica.

Por isso, cuidar do seu equipamento fazendo com que as pessoas tenham uma audição dentro do esperado e do recomendado pelo fonoaudiólogo, é o ideal.

Veja o que deve ser feito para a boa manutenção do seu aparelho auditivo:

  • Evitar contato com sujeira

Manter seu aparelho longe da sujeira e da poeira é fundamental. Caso isso aconteça promova a limpeza o mais rápido possível.

  • Evite quedas

Por ser um produto delicado, é recomendável evitar quedas, pois pode danificar as peças que compõem o dispositivo.

  • Não exponha ao calor

Primordial não deixar o seu aparelho auditivo em ambientes onde fique exposto ao calor extremo. O ideal é protegê-lo do sol e nem mesmo deixá-lo próximo a radiadores.

  • Troca e manuseio das pilhas

Não espere as pilhas enfraquecerem ao extremo para substituí-las. Pilhas precisam ser adequadas e novas. Para garantir uma vida maior das pilhas, retire-as quando o aparelho não estiver em uso, ou ainda enquanto a pessoa está dormindo. Mas lembrem-se: se tirar a pilha do compartimento, não a deixe em qualquer lugar, guarde-a no estojo apropriado.

  • Cuidado com as crianças

Quando retirar o aparelho auditivo, guarde-o no estojo e o mantenha longe do alcance das crianças. Alguns modelos e peças são pequenos o suficiente para serem engolidos por crianças menos desavisadas.

  • Mantenha longe dos animais

O mesmo raciocínio vale para os animais, porque aparelhos removidos e não desligados, por exemplo, podem emitir sons que são incômodos para algumas raças de cães.

  • Procure especialistas em reparos

Caso o seu aparelho apresente algum problema ou precise de alguma manutenção mais especializada, procure um técnico. Não se esqueça de que esse equipamento é extremamente sensível e delicado. Assim, qualquer manuseio inadequado pode danificá-lo.

Recomendações e cuidados gerais:

  • Não caia na tentação de permitir que maus profissionais promovam alterações ou modificações no seu aparelho que não tenham sido aprovadas pela fabricante;
  • Caso sinta dor dentro ou atrás da orelha, se por acaso elas inflamarem, se a pele ficar irritada, ou ainda ocorrer acumulo de cera na orelha, procure imediatamente um médico ou um profissional de saúde auditiva;
  • Se o usuário fizer uso de próteses implantáveis como marca-passos, desfibriladores etc, o recomendado é manter os aparelhos auditivos a pelo menos 15 cm de distância da prótese;
  • Não lave o protetor de microfone, pois isso pode fazer com que ele perca suas características acústicas;
  • Depois de feita a limpeza e manutenção do seu dispositivo, tenha muito cuidado para colocá-lo novamente. O ideal é que nesse momento a pessoa esteja sentada próxima a uma mesa, por exemplo, e com boa iluminação. É recomendável colocar na base uma toalha ou mesmo almofada, porque em caso de queda não há o risco de quebrar;
  • Não tente colocar o aparelho com pressa. Lembrem-se de que a pressa pode fazer com que o equipamento seja colocado de maneira errada. Isso vai prejudicar a eficiência do aparelho, além de causar incômodo ou provocar risco de queda;
  • O risco de queda e batidas têm que ser visto com muita atenção por parte do usuário. Apesar de modernos, tecnológicos e produzidos com materiais resistentes, derrubar ou bater o aparelho com frequência, pode danificá-lo e assim, precisará de mais manutenção e terá uma sensível diminuição de sua vida útil;
  • Para que você consiga manter o seu aparelho em dia, também é importante evitar o acúmulo de cera no ouvido, porque esse problema pode bloquear o som que chega pelo aparelho auditivo. Por outro lado, a cera pode facilitar o depósito de sujeira no dispositivo. Desse modo, o ideal é consultar regularmente o seu otorrinolaringolista que poderá manter o canal auditivo sempre limpo e livre de impurezas.

Ao tomar todos os cuidados aqui apresentados, o indivíduo fica com a certeza de que vai garantir o bom desempenho de seu aparelho auditivo, evitará transtornos com manutenção fora de época ou mesmo substituição de peças por uso inadequado.

Como mostramos nesse artigo, não é difícil manter em dia o seu aparelho. Na prática são procedimentos fáceis, que ocupam pouco tempo e garantem a boa qualidade de vida e o bem-estar do usuário. Nunca é demais lembrar que o uso de um aparelho auditivo é uma parte da reabilitação auditiva da pessoa, e que tomar cuidado com o seu aparelho é cuidar de sua saúde auditiva.

Para se manter bem informado sobre tudo o que está relacionado a sua saúde auditiva, não deixe de acompanhar o Centro Auditivo Viver pelas redes sociais:

Instagram | YouTube | Facebook

Teste grátis por 7 dias

Cadastre-se e teste nossos aparelhos auditivos gratuitamente.

ao se cadastrar, você concorda receber
ligações e e-mails do centro auditivo viver.

banner form

Posts relacionados