O zumbido é a percepção sonora de um ruído sentido por um indivíduo na ausência de uma fonte geradora externa. O zumbido é sempre um sintoma e não uma doença. Sendo assim, é necessário encontrar uma relação de causa e efeito, buscar a etiologia (e tratamento) da doença de base para conseguir suprimir ou inibir o zumbido.
Na consulta, além de responder a um questionário específico elaborado para zumbido, o paciente passa por uma série de exames como: audiometria completa com altas frequências, acufenometria e limiar de desconforto (LDL). A fonoaudióloga então irá conversar com o paciente sobre as possibilidades de tratamento com a amplificação e/ou uso do gerador de som através do uso de aparelhos auditivos.
Ao longo do processo de tratamento, a fonoaudióloga pode detectar - além da perda auditiva - outros fatores possíveis como causa do zumbido, como problemas articulares, musculares, estresse, medicações, alimentação, etc.; e poderá recomendar ao paciente que procure outros profissionais que irão complementar o tratamento, tais como: otorrinolaringologista, neurologista, clínico, geriatra, psicólogo, fisioterapeuta, dentista, nutricionista, acupunturista.
Exame utilizado para detectamos se há ou não uma perda auditiva.
Exame para entender melhor o zumbido e definir uma melhor estratégia de tratamento.
Ajuda a melhorar o campo dinâmico de amplificação para esses pacientes, diminuindo possíveis incômodos.
Agende uma consulta com nossos fonoaudiólogos e inicie seu tratamento contra o zumbido.