CERA NO OUVIDO? POR QUÊ? PARA QUE? O QUE EU FAÇO?

Você já teve a sensação de estar com o ouvido tampado, ou de estar ouvindo os sons um pouco abafados? Então, pode ser que seja pela presença de cerúmen (a famosa cera de ouvido) no conduto auditivo.

Vamos explicar o que é o cerúmen (a cera no ouvido), para que ele serve e como fazer a limpeza do ouvido corretamente, evitando problemas no canal auditivo. Continue com a gente nesse texto para entender melhor!

Conheça nossos
aparelhos auditivos.

Mas afinal, o que é a cera no ouvido (cerúmen)?

É simples de entender: a cera é uma substância produzida pelo nosso próprio organismo, mais especificamente pelas glândulas sebáceas presentes no canal auditivo. Geralmente a cera tem um aspecto pastoso e tem uma cor que vai do amarelo claro ao marrom escuro.

Mas e se eu tiver muita cera no ouvido? A cera pode chegar a entupir meu ouvido?

Nosso ouvido realiza a sua própria limpeza porque nossas células se regeneram de dentro para fora, de forma que o cerúmen tende a sair, mas às vezes ela de concentra no ouvido e acaba formando uma rolha de cera. Quando isso acontece, nós ficamos com a sensação de entupimento, podemos sentir coceira, dor, diminuição da capacidade de ouvir, zumbido, tosse e pode até causar tontura.

Mas por que produzimos a cera? Ela tem alguma função?

Nós precisamos da produção de cerúmen porque sem ele nosso ouvido não fica lubrificado e nós não conseguimos proteger o ouvido de traumas, bactérias, fungos e possíveis infecções.

É possível evitar que seja formada uma rolha de cerúmen no meu ouvido?

A produção de cerúmen vai estar presente no canal auditivo e a única forma de tentar prevenir que a rolha seja formada é não usando hastes de algodão (como cotonetes) para limpar, pois elas vão empurrar o cerúmen, para a parte mais interna do ouvido, facilitando o acúmulo da cera e possível formação de rolha.

Caso seu ouvido seja muito estreito e/ou tortuoso, devido à própria anatomia, você pode ter mais facilidade para acumular a cera, devido à dificuldade que seu organismo tem de tentar eliminar o excesso de cerúmen de dentro do ouvido.

E como posso limpar o ouvido?

Podemos limpar nosso ouvido na parte externa da orelha (no pavilhão auditivo) normalmente com a toalha, dedos e até hastes de algodão, mas para a limpeza do conduto auditivo, é preciso procurar por um médico otorrinolaringologista, pois ele é o profissional mais indicado para realizar os procedimentos de limpeza e lavagem do canal auditivo. Evite fazer uso de soluções caseiras e/ou indicadas por pessoas leigas, pois você pode acabar comprometendo sua audição.

Beatriz Pinna Massa
Fonoaudióloga
CRFª2 – 19.388

Instagram | YouTube | Facebook

Faça um teste grátis

Cadastre-se e agende um teste grátis em uma das nossas unidades

Cadastre-se em nossa newsletter


E receba nossas ofertas