Como manter a autoestima na melhor idade?

A ciência tem contribuído de maneira indispensável para que as pessoas consigam viver por mais tempo, com saúde e bem-estar. Afinal, novas descobertas foram feitas, seja no que diz respeito a tratamentos para a cura de doenças, seja nas maneiras de preveni-las. No entanto, manter a autoestima é fundamental, uma vez que a falta de amor-próprio pode prejudicar não só a saúde da mente, como também do corpo. Portanto, é indiscutível a importância de saber como manter a autoestima elevada na melhor idade.

Quer saber como fazer isso? Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, confira as principais dicas sobre o assunto.

  • Relacione-se com outras pessoas
  • Seja você mesmo sem receios
  • Mantenha o cuidado com a aparência
  • Tenha uma boa alimentação
  • Pratique atividades físicas
  • Realize atividades prazerosas
  • Permaneça produtivo
  • Não deixe o preconceito afetar a sua qualidade de vida

Relacione-se com outras pessoas

A primeira dica para manter a autoestima elevada na melhor idade é relacionar-se com outras pessoas, sejam familiares ou amigos. Estimular o convício social é importante, embora, não raro, o que muitas pessoas que chegam à melhor idade costumam fazer é se isolar e preferir ficar em casa. Mesmo aposentada, a pessoa deve manter o hábito de visitar parentes e amigos.

Também há grupos de convivência nos quais os idosos podem participar e que possibilitam realizar diversas atividades. E mais, não raro, as pessoas se isolam porque estão com problemas de audição, mas com o aparelho certo é possível se relacionar com todos ao seu redor.

Seja você mesmo(a) sem receios

Existem pessoas que passam uma vida inteira fazendo o que os outros acham melhor para ela. Embora isso seja sempre um grande erro, pode ser na terceira idade o momento de finalmente se desvencilhar dessas amarras.

Então, quem passou anos e mais anos querendo agradar os outros, não tendo espaço e nem tempo para ser si mesmo, deve dar um basta a isso o quanto antes. Para tanto, faça o que sempre quis fazer, vista as roupas que desejou e realize os seus sonhos, nunca é tarde demais.

Conheça nossos
aparelhos auditivos.

Mantenha o cuidado com a aparência

Mais uma forma de como manter a autoestima na melhor idade é cuidando da sua aparência. Diferente do que algumas pessoas possam imaginar, não é porque se está em idade mais avançada que não é preciso se cuidar.

Além disso, as pessoas devem manter a boa aparência, antes de tudo, para si mesmo e não para os outros. Portanto, cuide da sua aparência, utilize cremes hidrantes, protetor solar e o que mais for saudável, inclusive, para a saúde do seu corpo.

Tenha uma boa alimentação

Na melhor idade, é importante ingerir uma boa quantidade de proteínas, já que é comum que haja perda da massa magra.

É necessário ainda consumir alimentos ricos em cálcio para combater a osteoporose. No entanto, para não ficar sem nenhum nutriente importante, o recomendado é ter uma alimentação equilibrada e com a maior variedade possível de alimentos saudáveis. Visite regularmente um especialista.

Pratique atividades físicas

Praticar atividades físicas regularmente também é um bom hábito para manter a autoestima na melhor idade. No entanto, isso não quer dizer que é preciso necessariamente ir para a academia e fazer exercícios puxados. Mesmo caminhadas em parques e praças podem ser muito benéficos para a saúde do corpo.

Da mesma forma, dançar, andar de bicicleta, subir e descer escadas, pular corda e outras atividades contribuem em muito com a qualidade de vida. O mais importante é fugir do sedentarismo, realizando uma atividade prazerosa, ao menos três vezes por semana.

Realize atividades prazerosas

Além de exercícios, recomenda-se que as pessoas façam atividades prazerosas no seu dia a dia, inclusive, para o bem-estar da mente. Nesse caso, é possível ter um hobby, como jardinagem, artesanato ou qualquer outro no qual haja interesse.

Mais uma vez, o importante mesmo é gostar de fazer a tarefa que escolheu, podendo ser ainda ir ao cinema ou ao teatro, ler livros, passear, viajar, etc. Quem nunca teve tempo para si mesmo e não conseguiu fazer tudo o que quis, pode na terceira idade se dedicar a isso.

Permaneça produtivo

Permanecer produtivo é mais uma dica de como manter a autoestima na melhor idade. Podem ser incluídas as atividades físicas e os hobbies, mas é preciso ter em mente que mesmo na terceira idade podem ser feitos planos para o futuro.

Desse modo, é possível retomar os estudos e se formar, fazer uma grande viagem ou mesmo abrir um negócio. Mas você também pode só relaxar se preferir, desde que se mantenha ativo, fazendo as compras do mercado, conversando com as pessoas, etc.

Não deixe o preconceito afetar sua qualidade de vida

Quando se fala em autoestima e qualidade de vida na terceira idade, não tem como deixar de lado a importância de evitar que determinados preconceitos possam afetar a sua vida. Um exemplo notório é a pessoa que prefere ficar sem ouvir direito a ter que usar um aparelho auditivo.

É preciso ter em mente que esse preconceito, não raro, é da própria pessoa e não dos outros. Um pensamento equivocado que alguns têm é o de que ter de usar um dispositivo para ouvir melhor indica que a pessoa está velha. No entanto, isso não é verdade.

Mesmo pessoas jovens podem ter que usar aparelhos auditivos, sendo, portanto, um preconceito que deve ser combatido. E mais, quando alguém deixa de usar o aparelho, consegue, cada vez menos, interagir com o mundo ao seu redor.

Com isso, o isolamento e a solidão se tornam inevitáveis, afetando diretamente a autoestima. Portanto, assim que surgirem os primeiros sinais de perda auditiva não deixe de buscar ajuda de um especialista.

Afinal quanto antes se começa a usar um dispositivo auditivo, mais qualidade de vida é possível garantir, independente da fase da vida.

Instagram | YouTube | Facebook

Faça um teste grátis

Cadastre-se e agende um teste grátis em uma das nossas unidades

Cadastre-se em nossa newsletter


E receba nossas ofertas