Ouvidos entupidos: Veja as nossas dicas para desobstruí-los

Ouvidos entupidos são algo comum, mas, quando não tratado, pode gerar doenças graves, como as que descreveremos a seguir. Entretanto, mesmo sabendo disso, as pessoas acabam apelando para técnicas caseiras e duvidosas que acabam pondo em risco até mesmo o bom funcionamento auditivo.

Pensando nisso, neste artigo mostraremos alguns dos principais motivos que podem levar ao entupimento do ouvido para que você possa descobrir o momento adequado para procurar um médico.

Principais Causas dos ouvidos entupidos

Existem várias razões para o entupimento do ouvido. Entre elas: a exposição do canal auditivo à água, a mudança de pressão atmosférica e até doenças infecciosas.

Vejamos um pouco mais sobre cada um desses motivos.

Barotrauma

Conhecida também como “orelha de avião”, essa condição ocorre quando o ouvido não consegue ajustar sua pressão de uma forma adequada. Ou seja, exposto à alta pressão os ouvidos ficam temporariamente entupidos.

ouvidos entupidos
Ouvidos entupidos.

Uma vez normalizadas as condições de pressão atmosférica, os sintomas do Barotrauma costumam passar em poucas horas. Contudo, se persistirem, você deverá procurar por um especialista.

Porém, se durante um vôo seus ouvidos começarem a entupir, você pode utilizar algumas técnicas passivas como bocejar, mascar chiclete ou beber água para aliviar a dor.

Infecção na orelha e ouvidos entupidos

Provocada pelo acúmulo de fluidos no ouvido, a infecção ou otite média, como é conhecida, também pode causar dor e sensação de ouvido entupido.

Gripe e outras doenças, cujo efeito colateral aumenta a produção de muco na cabeça, são algumas das principais responsáveis por aumentar essa quantidade de fluídos no ouvido.

Portanto esteja sempre buscando tratamento médico para doenças do gênero e, caso seu ouvido já esteja infeccionado, não exite em procurar um otorrinolaringologista que dará a você o tratamento adequado.

Excesso de cera

A cera que se forma no ouvido é uma secreção normal produzida para limpar, proteger e lubrificar o conduto auditivo. Mas, quando esse mecanismo de autolimpeza funciona mal, a cera se acumula, endurece e bloqueia o canal, parcial ou totalmente.

A utilização de aparelhos auditivos, fones ou qualquer outro objeto no ouvido também pode bloquear ou dificultar a saída natural da cera do ouvido.

Dessa forma, quando tiver com os ouvidos entupidos de cera , fuja dos métodos caseiros e procure um especialista para fazer a limpeza do seu ouvido, sem agredi-lo.

Objeto estranho

O ouvido entupido também pode ser resultado da inserção de objetos estranhos no canal auditivo. Portanto nunca insira nada no ouvido, pois até ferramentas que são popularmente utilizadas para limpeza auricular podem ser perigosas.

Cotonetes e grampos, por exemplo, não podem ser utilizados porque em vez de ajudar, empurram mais a cera e ainda podem introduzir bactérias, vírus, poeira ou sujeira dentro do ouvido.

A limpeza com a vela oca também foi abolida pela Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Afinal, com essa técnica, muitas pessoas foram queimadas e feridas.

Crianças, principalmente, costumam inserir objetos nos ouvidos. Portanto, em casos de dor ou sensação de entupimento, procure um especialista.

Ouvido de nadador

Durante um mergulho na piscina, mar ou lagoa o ouvido fica exposto devido ao contato com a água. Isso pode fazer com que, ao entrar no ouvido, cause a sensação de entupimento.

Entretanto esse tipo de condição não é exclusivo para pessoas que possuem o hábito de nadar, lugares úmidos e o próprio chuveiro podem ser causadores do “ouvido de nadador”.

Além de proteger adequadamente seus ouvidos, você pode procurar um médico para ter acesso a soluções que ajudem a diminuir a sensação de entupimento promovida pelo ouvido de nadador.

Conheça nossos
aparelhos auditivos.

Você deve se preocupar com ouvidos entupidos?

Alguns tipos de entupimentos requerem atenção e tratamento especializado. Por isso, quando os sintomas persistirem, sempre é recomendado que seja marcada uma consulta com um otorrinolaringologista.

Só o médico, por meio do otoscópio – ferramenta especial que possibilita a visualização do tímpano dentro do canal auditivo – poderá diagnosticar o problema e indicar a solução para cada caso.

Então, levando em conta que os ouvidos entupidos ainda podem ser causados por doenças e infecções, tentar realizar o desentupimento sozinho acabará piorando o estado em que se encontra, agravando ainda mais o quadro clínico.

Instagram | YouTube | Facebook

Faça um teste grátis

Cadastre-se e agende um teste grátis em uma das nossas unidades

Cadastre-se em nossa newsletter


E receba nossas ofertas