Protetor auricular: conheça os tipos e saiba para que serve esse acessório auditivo

A principal função do protetor auricular é reduzir ruídos externos que possam causar danos ao canal auditivo e, consequentemente, a perda auditiva ao longo do tempo. Por sua capacidade de reduzir o “volume” do som ambiente, os protetores auriculares também são recomendados para quem busca maior concentração para estudar, para trabalhar, ou para quaisquer atividades que exijam maior foco, como a leitura.

Por terem a função de proteger os ouvidos de ruídos intensos, os protetores auriculares são considerados EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), e seu uso é obrigatório em ambientes de trabalho onde os sons extrapolam o nível saudável para a saúde auditiva.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de ruído recomendável para a audição é de até 50 decibéis, se o ruído for maior que isso e a exposição for necessária e frequente, o uso de EPI se torna indispensável.

Todo EPI precisa de certificação

Assim como todo equipamento de segurança no trabalho, os EPIs precisam de certificado de aprovação para garantir a eficiência e qualidade do produto, já que, sem esse certificado, o produto não pode ser comercializado. Esse é um dos motivos pelos quais é imprescindível a compra do protetor em revendedores especializados, como o Viver Aparelhos Auditivos. Outro motivo para visitar uma clínica auditiva antes de realizar esse tipo de compra é a realização de um diagnóstico auditivo, para entender que produto é o mais recomendado para a sua necessidade. No Viver Aparelhos Auditivos, você pode realizar uma avaliação gratuita de sua audição.

Esse é um dos motivos pelos quais é imprescindível comprar o seu protetor auricular com um fornecedor especializado e de confiança. No Viver Aparelhos Auditivos você encontra diversos tipos de protetores auriculares, com proteção adequada de acordo com a sua necessidade, além de poder cuidar da sua saúde em caso de perda auditiva ou zumbido. Agende um teste gratuito e conheça os nossos produtos

Tipos de protetor auricular

Existem diferentes tipos de protetores auriculares no mercado, que se adequam a diferentes demandas e situações. Seus formatos variam, nos modelos por inserção ou concha (também chamado de abafador). Esses modelos oferecem diferentes níveis de proteção contra ruídos e você pode verificar essas informações no manual de uso do produto ou de acordo com as orientações de uso indicadas pelo seu otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo.

Conheça melhor os diferentes protetores auriculares e saiba qual o ideal para o seu caso:

Protetor tipo concha

Também conhecido como abafador, esses protetores têm um ótimo desempenho em faixas de frequência médias para altas e protegem o ouvido por completo. São recomendados para trabalhadores que são expostos durante longos períodos a barulhos fortes e frequentes. O nome se dá pelo formato que possui, com um arco ajustável envolvendo a parte superior da cabeça para garantir maior resistência, além de bordas almofadadas de espuma que também proporcionam maior conforto.

Protetor plug de silicone

Diferente dos em formato de concha, esses protetores são inseridos no canal auditivo, bloqueando ruídos indesejados e reduzindo os riscos da exposição constante a sons. São feitos de silicone e podem ser lavados, prolongando o tempo de vida útil do produto.

Protetor de espuma

Esse modelo também por inserção, mas diferente do modelo de silicone, é descartável. De proteção mais leve, é bastante popular e mais utilizado em situações triviais e por curtos períodos. Devido ao seu material, ele é moldável e se adapta bem ao ouvido. Com base plana e topo arredondado, é considerado um modelo bastante confortável.

Protetor auricular tipo polímero

Esse protetor é via inserção e pré-moldado e fabricado em copolímero. Apesar de ser menos popular, esse tipo de protetor auricular se adapta muito bem ao canal auditivo e conta com um ótimo custo benefício.

Protetores Auditivos Crescendo

Os protetores auditivos Crescendo, de origem holandesa, foram desenvolvidos para filtrar e adaptar os sons de ambientes específicos, atenuando ruídos incômodos sem comprometer a audição e compreensão do seu usuário dos demais sons no ambiente, como músicas, conversas. Disponíveis para uso nas mais diversas ocasiões, como voos de avião, durante o sono, para shows, festivais e até para tiro esportivo, os protetores Crescendo são a alternativa ideal para quem busca proteger os ouvidos com total conforto e segurança.

Protetores auriculares personalizados

Também conhecido como tampão, o protetor auricular personalizável é ideal para a proteção do ouvido durante atividades submersas, como mergulhos, aulas de natação e hidroginástica e também durante banhos e passeios em praias e cachoeiras. Ele é feito em consultório, através de um molde personalizado do canal auditivo do usuário, criando o encaixe perfeito para cada usuário, com total conforto e proteção, evitando assim incômodos e até mesmo inflamações por conta da umidade.

Conheça nossos
aparelhos auditivos.

Como escolher o protetor ideal?

Protetor auricular para trabalho

Em situações de trabalho, onde o trabalhador fica exposto a ruídos intensos durante horas, a recomendação mais comum é o uso do modelo tipo concha. Ele oferece alta proteção e cobre o ouvido por inteiro. Além disso, possui melhor encaixe devido ao arco ajustável, permitindo que o trabalhador se movimente tranquilamente, sem se preocupar com o equipamento. O uso desse EPI é obrigatório em diversos setores industriais e considerado fundamental para a proteção do colaborador. Para descobrir qual o EPI mais indicado ao seu ambiente de trabalho, consulte a área de RH da sua empresa ou profissionais especializados em segurança do trabalho.

Protetor auricular para estudar

Existem diversas opções de protetores auriculares que podem ajudar no ambiente de estudo e trabalho, abafando sons incômodos e aumentando a concentração durante os estudos para uma prova importante ou no expediente no home office. Opções como os Protetores Auditivos Crescendo, têm a proteção necessária para atenuar ruídos como o de ruas movimentadas, salas e escritórios com muitas pessoas conversando ao mesmo tempo e até mesmo aquela reforma barulhenta no condomínio.

Protetor auricular para aliviar ruídos incômodos do cotidiano

Se sua necessidade é realizar uma viagem mais tranquila e/ou garantir uma noite de sono mais agradável, o modelo Crescendo Fly é uma ótima opção. Ele é confortável, se adapta bem ao canal auditivo, diminui a pressão causada durante voos longos ou viagens que descem a serra, além de atenuar os ruídos incômodos, sem prejudicar a compreensão de sons importantes, como conversas e músicas e pode ser reutilizado quantas vezes quiser.

Protetor auricular para atividades submersas ou durante o banho 

O protetor auricular personalizado, ou tampão, é o modelo ideal para quem pratica atividades físicas submersas, como natação ou hidroginástica, pois protege o canal auditivo da umidade excessiva, que pode causar problemas como inflamações, além de evitar que a água entre no ouvido do usuário. É feito com base em um molde personalizado e também pode ser usado durante o banho e viagens a praias, cachoeiras e momentos de lazer na piscina. Para solicitar o seu, faça-nos uma visita.

Cuidados ao usar um protetor auricular

1) Encaixe o protetor auricular corretamente

Muitas pessoas que utilizam protetores auriculares podem sentir algum desconforto por usarem o protetor de maneira errada, portanto, quando for colocar o seu, verifique qual a forma correta de uso, descrita na embalagem do produto ou conforme orientado pelo seu médico otorrinolaringologista.

2) Higienização do protetor auricular

Se o protetor for lavável, preste sempre atenção na higienização. Algumas pessoas deixam de higienizar o protetor por um longo período de tempo, o que pode facilitar o surgimento de bactérias que podem causar infecções, além de prejudicar a conservação do produto, portanto, lave sempre seu dispositivo com sabão neutro e seque na sombra. No caso de protetores tipo concha, deve-se evitar imersão em água, apenas um pano úmido com sabão neutro é o suficiente.

3) Armazenamento correto do protetor auricular

Se o protetor em questão é utilizado no ambiente de trabalho, você não deve sair com ele para outros lugares, evitando assim, contaminações externas. As empresas devem oferecer locais de armazenamento adequado para todos os EPIs, evitando também que o protetor auricular entre em contato com roupas sujas utilizadas durante a execução do trabalho.
Vale ressaltar que você nunca deve compartilhar o seu protetor auricular, seja qual for o modelo, com outra pessoa – são dispositivos de uso pessoal e individual.

4) Forma correta de colocar o protetor auricular

Tanto na hora de tirar, quanto na hora de colocar qualquer tipo de protetor auricular, as mãos devem estar limpas. Brincos e acessórios nas orelhas também não são indicados durante o uso de protetores auriculares, pois podem danificar ou atrapalhar o uso desse tipo de acessório de proteção.

Instagram | YouTube | Facebook

Faça um teste grátis

Cadastre-se e agende um teste grátis em uma das nossas unidades

Cadastre-se em nossa newsletter


E receba nossas ofertas