Qual é o melhor modelo de aparelho auditivo?

Quando o assunto é modelo de aparelho auditivo, muitas dúvidas podem surgir à mente: existe algum modelo específico para o meu problema? A marca do aparelho faz diferença? Será que aparelhos mais discretos funcionam bem? Se você tem alguma dessas dúvidas, nesse artigo te ajudaremos a escolher o melhor aparelho auditivo para você. De qualquer modo, não tome nenhuma decisão sem antes se consultar com um fonoaudiólogo, ok?

Modelos de aparelhos auditivos

Nos últimos anos, os modelos de aparelhos auditivos evoluíram muito. Hoje em dia, é possível encontrar produtos bastante modernos, eficientes, funcionais e ao mesmo tempo super discretos.

Além da função primordial, que é a de possibilitar uma audição com maior nitidez, alguns oferecem vantagens extras. É o caso dos aparelhos auditivos que se conectam com o celular, dos que funcionam como fones de ouvido, além de outros acessórios que podem ser utilizados em salas de aula, palestras e reuniões. Porém, nada disso importa se o aparelho não resolver a sua necessidade auditiva específica.

Confira abaixo os principais tipos de aparelho disponíveis hoje no mercado:

  • Retro auriculares – Modelo de aparelhos auditivos mais tradicionais, que se encaixam na parte de trás da orelha.
  • Intra-auriculares – Modelo de aparelhos auditivos que ficam dentro do canal auditivo.

É importante saber que mesmo os aparelhos que ficam na parte de trás da orelha foram modernizados e alguns, mesmo externos, tornaram-se pouco visíveis. Ou seja, a questão da discrição não é mais um problema.

  • Intracanal – Nesse caso o aparelho é posicionado no canal auditivo e também conta com um controle de volume. A principal característica é que ele é levemente visível.
  • Zumbido – Projetado para aliviar o zumbido e normalmente, possui tecnologia que proporciona a redução do ruído, foco automático na conversa e elevação da voz do interlocutor.
  • Audição unilateral – Permite que a voz do paciente seja mais natural e totalmente equilibrada com o som ambiente, além de melhorar a compreensão da fala em ambiente com muito ruído.
  • Microcanal (CIC) – Quase imperceptível é indicado para perdas auditivas leves e moderadas.
  • Receptor no canal (RIC) – Aparelho em miniatura permite que o canal do ouvido não fique totalmente tampado e o som é escutado de forma natural.

Lembrando que, dentre eles, existem modelos de aparelhos auditivos infantis, adultos, ou mais potentes, mais discretos a até modelos específicos para diminuir o zumbido no ouvido, como já foi citado acima.

Amplificadores de som: cuidado com eles!

Ao pesquisar por aparelhos auditivos, você pode esbarrar com modelos bem mais em conta, e se assustar com a discrepância de preço. Cuidado! No geral, esses produtos não são aparelhos auditivos, e sim amplificadores de som.

A principal diferença entre os modelos de aparelhos auditivos e amplificadores de som é que os amplificadores não podem ser utilizados por quem tenha qualquer grau de surdez, podendo, inclusive, agravar esse problema pelo atraso no diagnóstico e tratamento correto. Como regra geral, nunca utilize alguma prótese auditiva sem antes consultar um fonoaudiólogo.

Teste grátis por 7 dias

Cadastre-se e teste nossos aparelhos auditivos gratuitamente.

ao se cadastrar, você concorda receber
ligações e e-mails do centro auditivo viver.

banner form

Como escolher o modelo do aparelho auditivo? 

Os fatores que influenciam na escolha de um aparelho auditivo são, principalmente: 

Grau de perda auditiva – Existem quatro níveis de perda auditiva. A perda leve se caracteriza por ouvir as vogais, mas não muitas consoantes, bem como o tique-taque do relógio. Já a perda auditiva moderada ou moderadamente severa, praticamente nenhum som da fala é percebido em volume natural. Só são percebidos sons altos, como o choro de uma criança.

Enquanto isso, a perda auditiva severa se caracteriza por ouvir apenas sons graves ou muito altos. Por fim, existe a perda auditiva profunda, que é quando nenhum som da voz é ouvido. No entanto, é possível captar sons como de helicópteros, motocicletas e serras elétricas.

Portanto, a avaliação de um profissional habilitado permite que se identifique o grau de perda auditiva da pessoa e, dessa forma, seja possível escolher entre os aparelhos, qual é o mais indicado. É importante você saber que não necessariamente os maiores aparelhos auditivos são os mais potentes. Com a tecnologia empregada nesse setor, até mesmo as pessoas com grandes perdas auditivas podem ter dispositivos bem discretos. É questão de entender qual melhor aparelho auditivo para cada necessidade. 

Estilo de vida – O estilo de vida também influencia na escolha do melhor aparelho auditivo. Quem gosta de estar sempre conectado, por exemplo, pode preferir um modelo que se conecte com o seu celular. Já quem costuma frequentar locais com muito ruído pode encontrar muitas vantagens em adquirir além do aparelho auditivo os acessórios que existem no mercado e que ajudam a filtrar os sons. Alguns se assemelham a canetas e são bastante práticos. 

Relação com a tecnologia – Esse é mais um fator importante. Afinal, quem não se interessa muito por ela pode nem se interessar em um modelo com diferentes recursos, preferindo um aparelho mais simples e só com as funções básicas. 

Quanto se pode investir – Basicamente, é possível comparar os aparelhos auditivos com os celulares, quanto mais recursos eles possuem, maior será o valor do produto. Por isso, é importante pesquisar bem para encontrar o dispositivo que ofereça o melhor custo benefício para você. Isso não significa necessariamente ser o mais barato, pois é essencial levar em conta a qualidade e confiança da marca do aparelho auditivo. Desse modo, por vezes, o que vale é optar por um aparelho auditivo de melhor marca. Afinal, esse produto, que costuma ter uma vida útil de cinco anos, deve atender às necessidades de cada um e garantir a sua qualidade de vida. 

Conheça nossos
aparelhos auditivos.

Enfim, qual é o melhor modelo de aparelho auditivo?

Agora que você sabe quais são os tipos de aparelhos existentes, fica mais fácil de fazer a sua escolha. Além das necessidades auditivas, você deve considerar o impacto visual do aparelho e o uso que você fará dele no seu dia a dia, além de sua capacidade de investimento.

Lembre-se que o investimento em um aparelho auditivo está diretamente relacionado à sua qualidade de vida. Produtos mais modernos e com mais funções costumam ter valores mais elevados. Assim, em alguns casos, existe uma relação direta entre o preço do aparelho auditivo e sua qualidade.

Instagram | YouTube | Facebook

Faça um teste grátis

Cadastre-se e agende um teste grátis em uma das nossas unidades

Cadastre-se em nossa newsletter


E receba nossas ofertas