banner header Sem categoria

Quanto tempo dura um aparelho auditivo?

A duração de um aparelho auditivo pode variar bastante, pois depende de questões fundamentais como uma boa manutenção e higiene, além da qualidade de sua fabricação e tecnologias implementadas. Levando esses itens em conta, podemos dizer que, em média, um aparelho auditivo pode ter uma vida útil de quatro a sete anos.

Nesse artigo, explicamos tudo o que você precisa saber e fazer para que seu aparelho auditivo tenha maior vida útil, incluindo os cuidados que você deve tomar, acessórios importantes de serem utilizados, questões que podem prejudicar o funcionamento do dispositivo, quando chega a hora de trocá-lo.

Como aumentar a vida útil  do seu aparelho auditivo

Dicas de cuidados a serem tomados com seu aparelho

Conhecer as formas de cuidar do seu aparelho é imprescindível para aumentar a vida útil dele. Saiba quais sãos esses cuidados e siga as recomendações:

  • Evite que o seu dispositivo sofra quedas ou impactos bruscos que podem danificar os componentes internos e externos.
  • Cada fabricante tem instruções de manutenção do aparelho, leia sempre com atenção cada uma delas.
  • Quando for aplicar maquiagem, cremes no rosto, spray fixador, águas termais e outros sprays, tome muito cuidado para esses produtos não entrarem em contato com o aparelho, isso pode causar entupimento da entrada do microfone, além de prejudicar o funcionamento do dispositivo de outras formas.
  • Os animais podem confundir o seu aparelho auditivo com um brinquedo, por isso, deixe seu dispositivo longe dos pets.
  • Faça a limpeza do seu aparelho com panos limpos, macios e secos. Para evitar que seu aparelho entre em contato com a umidade na limpeza, não utilize panos molhados ou úmidos e jamais lave diretamente na água.
  • Não se esqueça de verificar as pilhas. Procure trocar sempre que necessário e dê preferência para pilhas novas, de boa qualidade e que durem mais.
  • Quando o dispositivo não estiver sendo usado, remova as baterias ou pilhas para evitar que elas vazem e danifiquem o produto.

O desumidificador para aparelhos auditivos é essencial 

Procure sempre evitar o contato do dispositivo com a umidade, pois ela é uma das principais vilãs do seu aparelho, já que eles contêm componentes eletrônicos e a água ou suor podem causar curtos circuitos ou oxidação de algumas peças ao longo do tempo. Por isso, todos os dias, é bom colocar seu aparelho auditivo no desumidificador para remover a umidade que pode ficar dentro do dispositivo, causando grandes danos ao funcionamento e, como consequência, afetando a durabilidade. Outros cuidados que você deve ter com a umidade são:

  • Se molhar o aparelho, desligue-o imediatamente, isso ajuda a evitar possiveis curto circuito e danos aos componentes internos.
  • Após realizar esportes, atividades físicas ou qualquer atividade que cause transpiração, seque bem o seu aparelho e coloque-o no desumidificador.
  • Ao limpar o aparelho, desligue, retire a bateria e limpe com um pano seco.
  • Procure ao máximo utilizar o desumidificador. Você pode desumidificar seu aparelho com um desumidificador elétrico, cápsula desumidificadora ou com sílica.
    Quando for tomar banho, retire sempre o aparelho para que ele não seja afetado pela água e pelo vapor. 
  • Evite deixar o seu aparelho auditivo em lugares com muita umidade como banheiros e saunas. Mesmo o vapor pode ser o suficiente para afetar o seu dispositivo.

Ainda não existem aparelhos que sejam totalmente a prova de água, contudo, os dispositivos mais modernos apresentam índices elevados de proteção contra água e poeira. No Centro Auditivo Viver, você encontra modelos de alta tecnologia e de grandes fabricantes, que têm maior resistência a umidade e a outros fatores que podem prejudicar o seu aparelho.

Faça sempre a manutenção do seu aparelho auditivo

Procure sempre deixar a manutenção do seu aparelho em dia e, ao apresentar qualquer sinal de falha, procure levá-lo até um profissional.

Os casos mais comuns para o seu reparo são de acúmulo de sujeira/poeira, bem como óleo da pele e cera do ouvido. Esses problemas provocam o bloqueio dos receptores e dos microfones, prejudicando o seu funcionamento apropriado.

Você pode realizar a manutenção no Centro Auditivo Viver, que conta com uma equipe especializada e equipamentos de alta tecnologia para garantir a manutenção e conservação do seu aparelho.

Quando devo trocar meu aparelho? 

Mesmo tomando todos os cuidados necessários, a troca do aparelho deve ser feita em algum momento.
Existem alguns sinais que mostram que já está na hora de realizar a troca:


Quando os problemas de manutenção ficam frequentes

Quando as idas até a manutenção começam a ficar frequentes, bom sinal não é. Quando isso acontece, provavelmente seu aparelho não está funcionando mais da forma que deveria. Como qualquer outro equipamento eletrônico, os componentes internos se desgastam com o passar do tempo, por isso é importante saber a hora de substituir o seu aparelho.

Quando a tecnologia do aparelho fica ultrapassada

A tecnologia dos aparelhos segue sempre em desenvolvimento e encontrando melhores soluções. Muitas vezes, o aparelho utilizado no momento não funciona tão bem quando um aparelho com novas tecnologias, funcionalidades e resistência. Dependendo do seu caso, a troca para um aparelho mais avançado pode elevar muito a sua qualidade de vida e ajudar na sua necessidade de se comunicação.

Um exemplo de um ótimo aparelho, de tecnologia avançada e completo em todas as funcionalidades, é o Phonak Marvel, que combina uma experiência de som rico e claro com uma tecnologia moderna. Um aparelho recarregável, com baterias recarregáveis ​​de íon de lítio que foram projetadas para durar 6 anos. Ele também pode ser conectado a IOs e Android para você personalizar suas necessidades através do app do dispositivo. Com todas as vantagens da tecnologia recarregável, o Marvel é fácil de usar, rápido de carregar e oferece um dia inteiro de audição, incluindo transmissão sem fio ilimitada.
Você encontra o Phonak Marvel também aqui no Centro Auditivo Viver.

Para se manter bem informado sobre tudo o que está relacionado a sua saúde auditiva, não deixe de acompanhar o Centro Auditivo Viver pelas redes sociais:
Instagram | YouTube | Facebook

Para se manter bem informado sobre tudo o que está relacionado a sua saúde auditiva, não deixe de acompanhar o Centro Auditivo Viver pelas redes sociais:

Instagram | YouTube | Facebook

Teste grátis por 7 dias

Cadastre-se e teste nossos aparelhos auditivos gratuitamente.

ao se cadastrar, você concorda receber
ligações e e-mails do centro auditivo viver.

banner form

Posts relacionados

Faça um teste grátis

Cadastre-se e agende o seu teste hoje mesmo.