Saiba como escolher o melhor modelo de aparelho auditivo

Saber escolher o melhor aparelho auditivo é uma das grandes dúvidas dos pacientes. Nesse momento existem mais perguntas do que respostas e as mais frequentes são: existe algum modelo específico para o meu problema? A marca do aparelho faz diferença? Será que aparelhos mais discretos funcionam bem?

Se você tem alguma dessas dúvidas, não se preocupe porque você não está sozinho e por isso produzimos esse artigo que vai te ajudar nessa difícil decisão que é a escolha do o melhor aparelho auditivo.

O importante é que, independentemente de qualquer dúvida que exista, você não tome nenhuma decisão sem antes se consultar com um fonoaudiólogo.

Tipos de aparelhos auditivos

A boa notícia para quem precisa escolher um aparelho auditivo é que nos últimos anos, os modelos existentes no mercado evoluíram sensivelmente. Hoje em dia, é possível encontrar produtos bastante modernos, eficientes, funcionais, tecnológicos e ao mesmo tempo super discretos, que levam em consideração o bem-estar do usuário.

Além da função primordial, que é a de possibilitar uma audição com maior nitidez, alguns oferecem vantagens extras. É o caso dos aparelhos auditivos que se conectam com o celular, dos que funcionam como fones de ouvido, além de se adaptarem a outros acessórios que podem ser utilizados em salas de aula, palestras e reuniões.

No entanto, a questão maior é que nada disso vai importar se o equipamento não solucionar a perda auditiva apresentada.

Confira abaixo os principais tipos de aparelho auditivos disponíveis para você escolher hoje no mercado:

  • Retro auriculares – São aqueles mais tradicionais, que se encaixam na parte de trás da orelha.
  • Intra-auriculares – São os aparelhos auditivos que ficam dentro do canal auditivo.

É importante saber que mesmo os aparelhos que ficam na parte de trás da orelha foram modernizados e alguns, mesmo externos, tornaram-se pouco visíveis. Ou seja, a questão da discrição não é mais um problema.

  • Intracanal – Nesse caso o aparelho é posicionado no canal auditivo pode contar com um controle de volume. A principal característica é que ele é levemente visível.
  • Zumbido – Projetado para aliviar o zumbido. Normalmente, possui tecnologia que proporciona a redução do ruído, foco automático na conversa e elevação da voz do interlocutor.
  • Audição unilateral – Permite que a voz do paciente seja mais natural e totalmente equilibrada com o som ambiente, além de melhorar a compreensão da fala em ambiente com muito ruído.
  • Microcanal (CIC) – Quase imperceptível é indicado para perdas auditivas leves e moderadas.
  • Receptor no canal (RIC) – Aparelho em miniatura permite que o canal do ouvido não fique totalmente tampado e o som é escutado de forma natural.

Lembrando que, dentre eles, existem modelos infantis, adultos, ou mais potentes, mais discretos a até modelos específicos para diminuir o zumbido no ouvido, como já foi citado acima.

Amplificadores de som: cuidado com eles!

Se você acha que está perdendo a capacidade de ouvir, não hesite em procurar ajuda médica. Isso é importante porque o primeiro ímpeto das pessoas quando percebe essa necessidade é procurar na internet e, invariavelmente, ao pesquisar e escolher aparelhos auditivos, você pode esbarrar com modelos bem mais em conta, e se assustar com a discrepância de preço. Cuidado! No geral, esses produtos não são aparelhos auditivos, e sim amplificadores de som, que possuem suas características próprias, mas não podem e nem devem ser comparados a aparelhos auditivos.

A principal diferença entre aparelhos auditivos e amplificadores de som é que os amplificadores não podem ser utilizados por quem tenha qualquer grau de surdez, podendo, inclusive, agravar esse problema pelo atraso no diagnóstico e tratamento correto.

Teste grátis por 7 dias

Cadastre-se e teste nossos aparelhos auditivos gratuitamente.

ao se cadastrar, você concorda receber
ligações e e-mails do centro auditivo viver.

banner form

Como escolher o aparelho auditivo? 

Não existe qualquer dúvida sobre o fato de que escolher um aparelho auditivo ideal é um processo que deve ser considerado em todas as suas etapas. Por isso, a principal recomendação é que você usuário precisa identificar qual aparelho pode lhe oferecer uma boa audição. Lembrem-se de que o objetivo final é proporcionar uma maior qualidade de vida.

Também é importante lembrar que essa não é uma decisão que se toma do dia para a noite. É necessária uma grande pesquisa e ainda assim deve-se levar em consideração os fatores que influenciam na escolha de um aparelho auditivo. Eles são, principalmente: 

Grau de perda auditiva – Antes de escolher um aparelho auditivo, o paciente precisa saber qual é o seu grau de perda auditiva. Existem quatro níveis de perda auditiva. A perda leve se caracteriza por ouvir as vogais, bem como o tique-taque do relógio. Já a perda auditiva moderada ou moderadamente severa, praticamente nenhum som da fala é percebido em volume natural. Só são percebidos sons altos, como o choro de uma criança.

Enquanto isso, a perda auditiva severa se caracteriza por ouvir apenas sons muito altos. Por fim, existe a perda auditiva profunda, que é quando nenhum som da voz é ouvido. No entanto, é possível captar sons como de helicópteros, motocicletas e serras elétricas.

Portanto, a avaliação de um profissional habilitado permite que se identifique o grau de perda auditiva da pessoa e, dessa forma, seja possível escolher o aparelho auditivo mais indicado.

Potência do aparelho – Aqui vale uma ressalva importante. Nem sempre o aparelho mais potente é o maior. Em razão de toda tecnologia empregada na construção dos aparelhos hoje em dia é possível contar com dispositivos bem discretos cabíveis para qualquer tipo de perda auditiva. É questão de entender qual melhor aparelho auditivo para cada necessidade. 

Estilo de vida – O estilo de vida influencia na hora de escolher o aparelho auditivo. Quem joga no time dos apaixonados por tecnologia pode preferir um modelo que se conecte com o seu celular ou a dispositivos eletrônicos como, por exemplo, a televisão. Já quem costuma frequentar locais com muito ruído pode encontrar muitas vantagens em adquirir além do aparelho auditivo os acessórios que existem no mercado e que ajudam a filtrar os sons. Alguns se assemelham a canetas e são bastante práticos. 

Relação com a simplicidade – A simplicidade é mais um fator importante para escolher um aparelho auditivo. Afinal, quem não se interessa muito por tecnologia pode escolher um aparelho auditivo mais simples, que apresente somente as funções básicas. 

Quanto se pode investir – A quantidade de recursos existentes no seu aparelho auditivo escolhido está diretamente ligada à capacidade de investimento. Obviamente, quanto mais tecnológico o modelo maior é o preço. Por isso, é importante pesquisar bem para encontrar o dispositivo que ofereça o melhor custo-benefício para você. Isso não significa necessariamente ser o mais barato, pois é essencial levar em conta a qualidade e confiança da marca do aparelho auditivo. Desse modo, por vezes, o que vale é escolher um aparelho auditivo de melhor marca. Afinal, esse produto, que costuma ter uma vida útil de cinco anos, deve atender às necessidades de cada um e garantir a sua qualidade de vida. 

Conheça nossos
aparelhos auditivos.

Enfim, qual é o melhor modelo de aparelho auditivo?

No fundo, essa é a grande pergunta na medida em que escolher o aparelho auditivo ideal significa uma qualidade de vida significativa para o usuário que pode abandonar a solidão assumida em razão da dificuldade em se relacionar com as pessoas, para voltar a fazer coisas que estavam esquecidas, como ir ao cinema, ao teatro, voltar ao convívio da família.

Por outro lado, o indivíduo precisa entender que nos dias atuais os aparelhos são extremamente confiáveis e duráveis. E, agora que você sabe quais são os tipos de aparelhos existentes, fica mais fácil de fazer a sua escolha. Além das necessidades auditivas, você deve considerar o impacto visual do aparelho e o uso que você fará dele no seu dia a dia.

Instagram | YouTube | Facebook

Faça um teste grátis

Cadastre-se e agende um teste grátis em uma das nossas unidades

Cadastre-se em nossa newsletter


E receba nossas ofertas