Tímpano perfurado: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Tímpano perfurado consiste em uma irregularidade no tecido fino que separa o canal auditivo do ouvido médio. Essa condição pode levar a complicações como infecções do ouvido médio e perda auditiva.

Há casos em que essas perfurações podem exigir cirurgia para reparar os danos ao tímpano. Mas normalmente, apenas seguindo as orientações médicas para proteger o ouvido, o organismo é capaz de curar o tímpano rompido.

Tímpano perfurado e a perda auditiva

A surdez ou perda auditiva ocorre quando o cérebro não recebe informações sonoras suficientes dos ouvidos.

A orelha é dividida em 3 partes:

  • A orelha externa, incluindo a parte visível da orelha e o canal auditivo;
  • O ouvido médio, constituído pelo tímpano e os 3 ossos ligados a ele;
  • E o ouvido interno, que é o órgão sensorial que cria impulsos nervosos, os quais vão do nervo auditivo até o cérebro.

Um problema com qualquer uma dessas partes do ouvido pode levar a uma perda auditiva. Elas que são temporárias, permanentes ou flutuantes, podendo afetar um ou ambos os ouvidos.

Falando especificamente sobre o tímpano perfurado, as perdas auditivas normalmente são temporárias e restabelecidas quando acontece a cicatrização da perfuração!

Causas do tímpano perfurado

Otite

Uma infecção no ouvido médio que geralmente é resultado do acúmulo de líquidos. Portanto a pressão desses fluidos pode causar a ruptura do tímpano.

Barotrauma

É o estresse exercido no tímpano quando a pressão do ar no ouvido médio e a pressão do ar no ambiente estão desequilibradas.

Se a pressão for severa, seu tímpano pode se romper. O barotrauma é frequentemente causado por alterações na pressão do ar associadas às viagens aéreas.

No entanto, também existem outros eventos que podem causar mudanças repentinas na pressão, entre elas estão: atividades de mergulho e golpes direto no ouvido (por exemplo, o impacto do airbag de um automóvel ao se envolver em uma batida).

Trauma Acústico

Um som alto, como um tiro, gera uma onda sonora insuportável, podendo assim causar a perfuração do tímpano.

Objetos estranhos em seu ouvido

Pequenos objetos, como hastes flexíveis (cotonetes) ou grampos de cabelo, podem perfurar ou rasgar o tímpano.

Traumatismo craniano

Lesões graves, como fraturas no crânio, podem causar descolamento ou dano às estruturas do ouvido médio e interno, incluindo o tímpano.

Sintomas do tímpano perfurado

Os sintomas associados a esse trauma normalmente são:

  • Dor de ouvido que pode diminuir rapidamente;
  • Corrimento de pus, com ou sem sangue;
  • Perda da audição;
  • Zumbido ao tocar ou encostar em seus ouvidos;
  • Sensação de tontura ou desequilíbrio;
  • Náuseas e vômitos que podem ser resultados de vertigem;

Conheça nossos
aparelhos auditivos.

Como o tímpano perfurado é diagnosticado?

tímpano perfurado
Tímpano perfurado causa dores.

Os sintomas dos tímpanos perfurados podem ser confirmados em uma análise clínica com seu otorrinolaringologista.

Busque ajuda caso perceba um dos sintomas mencionados acima. As orelhas médias e internas são compostas de mecanismos delicados que são sensíveis a lesões ou doenças. O tratamento imediato, então, é importante para preservar sua audição.

Se você tiver algum dos sintomas de um tímpano rompido, o médico fará um exame detalhado com a ajuda de otoscópico – um instrumento com uma luz que é usada para olhar dentro da orelha. Na maioria dos casos, se houver um buraco ou rasgo no tímpano, o médico poderá vê-lo. No entanto, existem casos em que pode haver muita cera e será necessária a drenagem.

Se esse for o caso, o médico pode limpar o canal auditivo ou prescrever soluções otológicas para você usar para ajudar a eliminá-las.

Existem ainda vezes em que o médico usa uma ampola de borracha acoplada ao otoscópio para soprar em seu ouvido. Se o tímpano não estiver rompido, ele se moverá quando o ar o atingir, mas se estiver rompido ele não se moverá pois o ar irá atravessá-lo.

Qual a importância de tratar o tímpano perfurado?

O tímpano perfurado, quando não é corretamente tratado, pode causar complicações, como Perda de Audição, Otites, Colesteatoma e até mesmo o aparecimento de Cistos no ouvido médio.

Buscar ajuda profissional assim que os sintomas aparecerem garantirão que sua saúde auditiva continue em dia e sem complicações.

Tratamentos para tímpano perfurado

O principal tratamento para o tímpano perfurado é a timpanoplastia.

Nessa cirurgia em geral realiza-se um enxerto composto de fáscia, pericôndrio ou cartilagem da própria orelha, para fechar a perfuração.

De acordo com a gravidade da perfuração, podem acontecer danos também aos ossículos da audição (martelo, bigorna e estribo). Nesses casos, além de efetuar a reconstrução do tímpano, também é necessário recompor da melhor maneira possível a cadeia ossicular.

Como evitar ter o tímpano perfurado

As duas maneiras mais importantes que você deve tomar para evitar um rompimento do tímpano são:

  • Evitar colocar qualquer objeto no ouvido – até mesmo para limpá-lo
  • Tratar infecções nos ouvidos imediatamente.

Também é importante consultar um médico para retirar objetos estranhos do ouvido, em vez de tentar removê-lo sozinho.

Uma outra maneira de proteger seus tímpanos é utilizando proteção adequada quando for à piscina ou realizar esportes aquáticos. Um tímpano saudável possui mais resistência a perfurações e caso seja perfurado, a recuperação será mais rápida e eficaz.

Instagram | YouTube | Facebook

Faça um teste grátis

Cadastre-se e agende um teste grátis em uma das nossas unidades

Cadastre-se em nossa newsletter


E receba nossas ofertas